11/07/2013

A aparência é um fator determinante no mundo dos negócios

Saia Justa

Share Button
Certa vez, um amigo meu, que trabalha em uma mineradora, precisou fazer orçamento de um produto que seria usado em uma peça de uma máquina da empresa. Ele agendou a visita de dois fornecedores concorrentes que iriam demonstrar os itenspara que ele pudesse escolher aquele que fosse mais adequado.
A primeira fornecedora chegou numa manhã ensolarada. Ela estava produzida, maquiada, unhas pintadas, usava uma minissaia e sandálias de salto alto. A mulher explicou como o produto funcionava, todas as suas especificidades e o alto grau de qualidade.
Satisfeito com as explicações, meu amigo solicitou à vendedora que demonstrasse o produto, mas para isso ela deveria subir uma longa escada, o que, claro não aconteceu, pois como eu escrevi no início desta história, a moça estava de… minissaia. Meu amigo não gostou nada disso e chamou um funcionário da empresa para que subisse a tal escada e testasse o produto.
minisaia
Foto: Reprodução/Revista Época
No dia seguinte outra fornecedora foi visitá-lo. Ela também estava maquiada, unhas pintadas, cabelos “arrumados”, usava calça e sapatos de salto baixo. Ela também explicou tudo sobre o produto. Novamente meu amigo solicitou que a moça subisse as escadas para demonstrar o produto. Neste momento, ela abriu a frasqueira que carregava e tirou de dentro, nada mais, nada menos que um macacão e o vestiu sobre sua roupa. Ela subiu as escadas e demonstrou o produto, meu amigo ficou surpreso e aprovou a compra na hora.
Quando ele me contou essa história, confessou que o “macacão” foi determinante para sua decisão de compra, até porque os produtos eram de qualidade similar, mas, para ele, aquele ato foi o símbolo da competência e profissionalismo.
Por isso, não se enganem!!! O vestuário também é uma forma de comunicação, esteja atento aos códigos sociais e ao ambiente por onde você transita. Aprenda a se comunicar de forma eficaz e eficiente.
MP Uniformes Profissionais
Orçamento: marmanjosepirralhos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário